sexta-feira, 25 de março de 2016

Regras Fundamentais da Arte Culinária



1. Todas as refeições devem começar com alimentos crus, conforme o permitir a época do ano. A nossa nutrição exige que estes alimentos constituam, como mínimo, a décima parte do regime total.

2. Uma alimentação em que predomine farinha integral, leite e produtos lácteos, nozes, frutas, legumes, verduras, tubérculos e raízes raladas, batatas cozidas sem descascá-las, frutos tropicais, pão integral e azeite vegetal extraído a frio, em menor quantidade a carne, o peixe, os ovos e os legumes secos.

3. Uma alimentação que consista predominantemente em produtos cozidos, carne, gorduras consistentes animais e vegetais, batatas cozidas descascadas, conservas, pastas, sêmolas, farinha branca, arroz branco, pão branco, açúcar branco, sal branco, chá, café e muito pouco leite — é uma nutrição sem nenhum valor, que em longo prazo leva a alterações enfermiças crônicas.  É esta a base para a formação de alterações celulares e o ambiente mais propício para a criação e multiplicação de bactérias nocivas à saúde.

4. A única medida para calcular pessoalmente se a alimentação é apropriada é constituída pelo bem-estar e capacidade de rendimento, e não pelos quadros de calorias nem pelos sistemas de alimentação.

5. A simplicidade e a moderação na alimentação são normas que nenhuma teoria nem doutrina alimentar têm conseguido destruir.

6. Para comer é necessário tempo e esse tempo deve dedicar-se à mastigação. Por isso, a alimentação deve incluir algo que se mastigue.

7. Só os alimentos naturais crus é que são autênticos alimentos.

8. A quantidade de consumo de sal está numa proporção inversa com a qualidade dos alimentos.   Para um alimento que conserva todo o seu valor, o juntar-lhe sal não só é supérfluo como também prejudicial.  Os alimentos naturais contêm quantidades suficientes de sódio e de cloro, os dois elementos componentes do sal.

9. O olfato intervém na comida; o aroma e o gosto dos alimentos influem na sua qualidade e na sua utilidade.

10. O profundo respeito para com a Natureza implica um profundo respeito pelas maravilhas da alimentação e suas consequências.





Fonte: Do livro “A Cura e a Saúde pelos Alimentos”, Dr. Ernst Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário