sexta-feira, 4 de março de 2016

Pratica Corporal Oriental


O Lian Gong Shi Ba Fa foi criado em 1974 pelo médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, residente em Xangai.

Por desenvolver esta técnica de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural, ele recebeu do governo chinês o Prêmio de Pesquisa Científica de Resultado Relevante.

Ao criar sua técnica, o Dr. Zhuang se inspirou em outras sequências tradicionais de exercícios terapêuticos chineses, tais como o Ba Duan Jin (Exercícios dos Oito Brocados da Seda), O Jogo dos Cinco Animais e o Yi Jin Jing (Exercício dos Camponeses), dentre outros.
A prática do Lian Gong se fundamenta nos mesmos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa que fundamentam a massagem Tui Na, a Acupuntura, a Fitoterapia chinesa e o Qi Gong: o Qi, os Meridianos e a relação Yin e Yang.

As três séries de exercícios

O Dr. Zhuang complementou esta prática desenvolvendo mais 2 sequências de 18 exercícios:

A 1ª sequência é conhecida como "18 Terapias Anterior", dividida em 3 séries

1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores no pescoço e ombros
2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nas costas e região lombar
3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nos glúteos e nas pernas

A 2ª sequência é conhecida como "18 Terapias Posterior", dividida em 3 séries*
1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades
2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de tenossinovites
3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento das desordens de órgãos internos (hipertensão, desordens do trato gastrointestinal, problemas de sono, ansiedade)

A 3ª sequência é conhecida como "I Qi Gong", planejada para fortalecer as funções do coração-pulmão e prevenir e tratar infecções das vias respiratórias.
Os exercícios são praticados seguindo o ritmo de músicas tradicionais chinesas.
O Lian Gong foi introduzido no Brasil em 1987 por Maria Lúcia Lee, professora de filosofia e artes corporais chinesas.

Meu primeiro contato com o Lian Gong foi através da Professora Maria Lúcia Lee, em seu programa exibido pela TV Cultura. Nesse programa Lee ensinava todos os exercícios da primeira sequencia. Gravei os programas e assim decorei a sequencia.
Sempre que podia aos sábados ia ao Parque da Água Branca ou no Parque Vila Lobos para fazer os exercícios completos oferecidos gratuitamente aos moradores, mas nunca consegui decorar as outras sequencias.

Atualmente tem as três sequencias disponíveis no youtube para ajudar àqueles que gostam de praticar ou àqueles que querem aprender.

Eu gosto muito e quando deixo de fazer sinto falta, pois ajuda a melhorar a flexibilidade. Sempre faço a primeira sequencia, pois é rápido e quando tenho mais tempo ou não estou cansada faço as três sequencias.

Procure conhecer. Vale muito fazer.






Fonte: pt.wikipedia.org

2 comentários: