quinta-feira, 3 de março de 2016

De Beethoven à sua Amada Imortal


Carta de amor guardada entre os pertences do compositor Beethoven que foi encontrada entre seus pertences por seu assistente, Anton Schindler. Em 1840, Anton Schindler publicou uma biografia sobre Beethoven e divulgou a carta.

O local em que a carta foi escrita e o nome não aparecem. A destinatária é identificada apenas como “Amada Imortal”. Somente o dia e o mês estão registrados na carta.

Essa história inspirou o filme “Minha Amada Imortal”, de 1995.

Meu anjo, meu tudo, meu próprio ser,
Hoje apenas algumas palavras à caneta (à tua caneta). Só amanhã os meus alugueres estarão definidos – que desperdício de tempo… Por que sinto essa tristeza profunda se é a necessidade quem manda? Pode o teu amor resistir a todo sacrifício embora não exijamos tudo um do outro? Podes tu mudar o fato de que és completamente minha e eu completamente teu? Oh Deus! Olha para as belezas da natureza e conforta o teu coração. O amor exige tudo, assim sou como tu, e tu és comigo. Mas esqueces-te tão facilmente que eu vivo por ti e por mim. Se estivéssemos completamente unidos, tu sentirias essa dor assim como eu a sinto. […] Nós provavelmente devemos nos ver em breve, entretanto, hoje eu não posso dividir contigo os pensamentos que tive nos últimos dias sobre minha própria vida – Se os nossos corações estivessem sempre juntos, eu não teria nenhum… O meu coração está cheio de coisas que eu gostaria de te dizer – ah – há momentos em que sinto que esse discurso é tão vazio – Alegra-te – Lembra-te da minha verdade, o meu único tesouro, o meu tudo como eu sou o teu. Os deuses devem-nos mandar paz…


Teu fiel Ludwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário