sexta-feira, 11 de março de 2016

A Menina que Roubava Livros


O australiano Markus Zusak tinha no currículo quatro romances juvenis antes de publicar, em 2005, aquele que seria seu best-seller: "The Book Thief". Foram mais de dois milhões de exemplares vendidos só no Brasil.

A especialidade de Zusak são os heróis adolescentes em desacordo com o sistema social estagnado ou despótico.

Liesel Meminger, sua protagonista mais querida, enfrenta nada menos que os tentáculos do Terceiro Reich e a Segunda Guerra Mundial.

No início de 1939, a menina e seu irmão são separados da mãe comunista e enviados para viver num subúrbio pobre de uma cidade alemã. Durante a viagem de trem, o irmão morre. É o primeiro contato de Liesel com a Morte.

Também é o primeiro contato da jovem analfabeta com o mundo dos livros. Após o funeral improvisado, Liesel furta um "Manual do Coveiro", para manter viva a lembrança do irmão.

Markus Zusak povoa os anos da trama, de 1939 a 1945, com uma galeria de personagens cativantes.
Impossível não amar a obstinada ladra de livros. 

Difícil não se afeiçoar aos pais adotivos, Hans e Rosa; ao melhor amigo, Rudy; ao rapaz judeu escondido no porão, Max; à mulher do prefeito, Ilsa.(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/01/1405418-critica-leitora-teen-e-heroina-contra-o-nazismo-em-adaptacao-de-best-seller.shtml)


Minhas Considerações

Ainda não terminei de ler, estou quase acabando, e gostei muito do estilo do escritor.

É gostoso ver como Markus Zusak  faz um malabarismo com as palavras, alterando seus lugares comuns,  chamando nossa atenção para a ação dominante ou mesmo para os sentimentos de maneira inusitada.

Utilizando seu modus operandi diria que a leitura desliza como esqui na neve, ou melhor, como flocos de espuma sobre o mar de água da banheira enquanto a criança pinga cada gota do floco de espuma retirada da sua bucha em forma de flor. Um carinho a cada pingo de espuma.

É poético em meio ao trágico.



Boa leitura!

2 comentários:

  1. Chorei com esse livro. Super recomendado.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Dá vontade de chorar mesmo Celly. Demorei para ler por falta de tempo, porque a vontade é não parar...rs

    ResponderExcluir